quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Dicas de Viagem

Resolvi fazer uma lista de 10 dicas de viagem para quem vai para o exterior. Assim como qualquer outra, não pretende ser definitiva e está aberta a sugestões e críticas.
Como dizem, a gente só aprende errando e, muitas das dicas abaixo aprendi mais dando cabeçada do que pesquisando. Porque, afinal, como boa brasileira, acabo deixando pra última hora e nem sempre consigo antecipar todas as situações.
As dicas são basicamente de economia, de tempo ou dinheiro. Vou deixar pra outro post dicas de lugares e passeios.

1 - Planejando a viagem

Sei que planejamento dá trabalho, mas não precisa ir ao extremo de fazer um cronograma Gantt com Rede Pert-CPM (rsrsrsrs, depois explico pra quem não entendeu), mas uma pesquisa e uma planilha de custo pode ajudar (e muito!) a economizar pelo menos pra comprar as lembrancinhas. Antes de escolher uma agência de viagens X ou Y, faça você mesmo uma simulação de compra de vôo com milhas, hospedagem, passeio, transporte, compras, etc.

2 - Moeda

É, o real tá uma lástima se comparado a dólar e euro, mas se você quer muito fazer uma viagem internacional para algum destino de moeda cara, uma pesquisa de câmbio pode fazer você economizar uns bons trocados. Os bancos costumam ter melhores taxas do que as casas de câmbio, mas como toda regra tem exceção, melhor confirmar. Outra questão é que algumas casas de câmbio estão atreladas a programas de milhagem. Fazer essa comparação de ganho na hora da compra também é interessante se você costuma viajar com frequência. Afinal, milhas valem dinheiro.
Outra questão é o montante que você vai levar na viagem. A planilha do tópico anterior pode ajudar a definir os gastos e consequentemente definir o quanto deve comprar de moeda antes de viajar.

3 - Passagem aérea

Além da já manjada variação de tarifa de acordo com a época do ano, existe diferença conforme o perfil do viajante. Se você vai estudar ou fazer voluntariado fora do país, pode conseguir um bom desconto. Vale a pena pesquisar as diferenças tarifárias direto nas companhias aéreas ou com seu agente de viagens.

4 - Acomodação

Ah, esse tópico é muito abrangente porque depende muito do perfil de quem está viajando. Existem muitas outras opções além de hotéis. Hoje em dia, pela internet, existem formas alternativas como os home swaps ou troca de casa, se você for o proprietário e estiver disposto a deixar alguém usar o seu lar durante sua estadia fora do país.
Mas, a opção mais barata de todas pode ser o couchsurfing, uma forma de hospedagem em que alguém empresta um lugarzinho pra você ficar, desde o sofá da sala até um quarto com cama. Nunca tentei, mas parece ser seguro.

5 - Passeios

Se a grana tá curta, antes de se aventurar pelo mundo, faça uma lista dos passeios gratuitos do local que vai visitar. Muitas cidades possuem opções de lazer melhores que os grandes cartões postais, sendo algumas fixas e outras sazonais. Dá pra ser um viajante muquirana ou pobrinho no exterior e ainda assim ser feliz! :-)

7 - Transporte

Ah, esse também é um item bem genérico, pois cada local tem sua particularidade. Tem cidades que o transporte público é muito bom e barato, em outras, os táxis compensam. Regra geral, não hesite pesquisar antes de chegar ao destino, até mesmo para traçar um roteiro e prever o quanto vai gastar nesse item. Graças a internet, pesquisar as redes de transporte das grandes cidades é muito tranquilo e descomplicado.

6 - Compras

Ah, as compras. Se conseguiu economizar uma boa graninha até aqui, então dá pra gastar um pouquinho mais nos souvenirs. rsrsrsrs
Uma boa dica, que acho que muitos já sabem, mas vale a pena frisar, é que você consegue reaver o valor pago dos impostos pagos no exterior antes de voltar pra casa. Pra isso, ao fazer compras caras, você preenche um formulário na loja aonde está adquirindo o bem, com a contra apresentação do passaporte e recebe o reembolso ao apresentar essas compras no aeroporto antes de embarcar de volta. Olha só! Sobrou dinheiro de novo pra gastar no Duty Free!

7 - O aeroporto

Aquele lugar que você não dá muita importância até passar pelo primeiro perrengue. Pois é, pode ser uma experiência não muito boa se você não der a devida atenção a esse tópico que eu diria, um tanto quanto delicado. É a parte que parece menos importante da viagem, mas por pior que seja, você vai ter que passar por essa experiência se quiser ir para o exterior.
Esse item daria um post específico, mas vou tentar resumir algumas dicas. Vou pular aquelas já manjadas do tipo chegar cedo pra fazer check-in, evitar ir carregado de acessórios metálicos pra não ter que se despir no detector de metais, etc.
Vou dar uma dica pra quem vai fazer conexão. Ninguém se lembra de planejar esse ponto até passar por isso. Se você vai fazer conexão em outro país e essa conexão demorar algumas horas, leve um pouco de moeda local. Explico: se a moeda local for menor do que a sua e você precisar consumir alguma coisa e for pagar com cartão, vai pagar caro, pois a moeda do cartão é o dólar americano. Se for trocar dinheiro no aeroporto, vai perder tempo e também dinheiro pela pouca escolha de taxa de câmbio. Outro ponto a considerar: a espera pode ser longa e cansativa e você nem sempre poderá sair do aeroporto. Então, procure saber se você tem direito a alguma sala vip ou lounge dos aeroportos. Caso não tenha, pesquise o custo de se usar uma sala dessas para tirar um cochilo, fazer uma refeição, usar o wi-fi e até tomar um banho. Vai por mim, parece frescura, mas esse conforto às vezes é necessário.

8 - Roupas confortáveis

Minha gente, dá pra ser fashion sem sofrer ou dá pra ser confortável sem usar croc. Sim, já vi gente no vôo com esse calçado que não fica bem nem em criança. Pense que em viagens longas suas pernas e pés podem inchar. E, por favor, pelo bem geral da humanidade, cuide do odor dos seus pés se pretende tirar os sapatos assim que o avião estiver no ar. Deveria ter multa pra quem tem chulé e insiste em viajar descalço. Perdoem o desabafo, mas nem todo mundo que tem dinheiro tem educação.
Ah, é, era pra ser uma dica de economia. Hum, vamos ver. Fiz isso na última viagem e deu certo: se você não vai pra Miami e quer levar mala com suas próprias roupas, procure levar roupas confortáveis e descartáveis. Descartáveis? Sim, sabe aquela roupa que você enjoou e pretende usar só mais uma vez? Então, quando estiver no seu destino de viagem, você vai querer comprar roupas novas, vai por mim. Aí, aquelas 'descartáveis' você pode doar a alguém do local e sobra espaço na mala pras roupas novas.

9 - Vistos

Quase ia me esquecendo desse item. O brasileiro tem o costume de usar despachante para resolver questões burocráticas. É cômodo, mas se você for muquirana e tiver tempo, dá pra fazer sozinho tranquilamente, sem traumas. Pesquise nos sites dos consulados sobre os vistos dos destinos escolhidos. Dependendo da sua cidadania e do local que vai visitar, você consegue tirar vistos online sem custos.

10 - Comunicação

Essa é manjada, mas por que não frisar?
O wifi e as redes móveis de internet hoje em dia são tão necessárias quanto tomar água ou ir ao banheiro. rsrsrsrs...exagero, mas é verdade.
Antes de contratar um roaming, pense na possibilidade de comprar um chip (simcard) no local do destino.
E não se intimide em pedir wifi. Muitos estabelecimentos oferecem de graça, mas não divulgam. Em alguns locais dá pra usar aplicativos de procura de wifi, também pode ser uma boa opção.

Como disse, seriam só 10 dicas, mas tem muitas mais que podem ser listadas e ficam, então, pra outro post.

Beijos e boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário