sábado, 28 de julho de 2012

Turismo no Brasil

O Ministério do Turismo brasileiro está promovendo o Brasil como destino de turismo nas redes sociais e em Londres. O Brasil já é conhecido no mundo como um destino de belas praias, belas paisagens e uma cultura rica e diferenciada. Nas grandes cidades como São Paulo, o turismo é voltado principalmente aos grandes eventos.
Mas aí eu me pergunto: como promover que os turistas visitem o Brasil, se não temos sequer infraestrutura suficiente para os moradores, quiçá para quem visita. Em São Paulo, locomover-se é uma experiência das mais estressantes que se possa imaginar, não só pelos congestionamentos, mas principalmente pela violência, a constante apreensão de que se pode ser assaltado a qualquer instante. Então, como promover uma situação insustentável?
Não basta dar curso de inglês para recepcionistas de hotéis e garçons, até porque, se idioma fosse empecilho, não existiriam turistas brasileiros gastando tanto no exterior. A maioria dos turistas que fazem turismo no exterior sequer falam o inglês. E a recíproca é verdadeira, pois no exterior, ninguém fala o português, exceto os países de origem lusitana.
Então, tal promoção seria um grande desafio para quem é comprometido, mas como no geral no Brasil ninguém se compromete, vão ser contadas algumas verdades, omitir-se-ão outras, os turistas irão acreditar que isso aqui é o paraíso, e empresários e políticos continuarão a faturar sem investir e sem gastar muito com o que é necessário, só fazendo uma maquiagem aqui, outra ali.
Então, Sr. Ministro, não adianta promover o turismo nas redes sociais fazendo parceria com blogueiros. Parceria tem que existir sim, mas com os outros ministérios e com os governos locais, com investimento em transporte e segurança. Porque, o mínimo que se espera quando se vai viajar para outro país, é que você vai poder se locomover de forma fácil e voltar vivo para sua terra natal. Pronto, falei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário